Há várias coisas que devem ser levadas em consideração ao escolher o vestido de noiva:
- O seu tipo físico: se você é alta, baixa, gorda, magra, etc.
- O horário da cerimônia: se é de manhã, a tarde ou a noite. De manhã e a tarde não se deve usar muito brilho.
- A estação do ano: não dá pra casar no inverno ao ar livre com um tomara-que-caia, por exemplo.
- O estilo da cerimônia: se é formal, informal, simples, no campo, na cidade, na praia, etc.
Se você vai casar na igreja, eu acho que devem ser deixados de lado os vestidos muito decotados, transparentes, com fendas e outros adereços very sexy. Na minha opinião, isto não combina igreja. A igreja é um templo religioso e não uma festa. Deve haver um certo respeito.
Se o modelo escolhido possui um tecido nobre, tipo seda, cetim, renda, veludo ou musseline, o vestido deverá ser mais clean, para ressaltar a beleza do tecido. Caso o tecido utilizado seja mais simples, você poderá usar um modelo mais trabalhado, com babados, pedrarias e bordados. Mas cuidado: o exagero destes itens podem acabar escondendo a beleza do modelo.
O tamanho da igreja também deve ser observado, pois capelinhas não comportam véus e caudas enormes, assim como catedrais não combinam com um vestido simplesinho.
Usar ou não as luvas fica a critério da noiva e varia de acordo com o modelo do vestido e o horário da cerimônia. No meu caso, dispensei pois acho meio cafona.
Os chapéus são indicados para casamentos durante o dia ou à tarde e ao ar livre. Combinam com vestidos mais fluidos e simples.
Se a noiva possuir cabelos compridos, você poderá usá-lo preso ou semi-preso para realçar a beleza do seu rosto. Poderão ser utilizadas tiaras, pentes ou grinaldas, que também deverão ter menos brilho se o casamento for durante o dia e serem mais requintadas se for durante a noite. O arranjo de cabeça deve acompanhar os tons e o modelo do vestido, harmonizar com o desenho do rosto da noiva e com o penteado. Tiaras brilhantes não combinam com casamentos diurnos. Neste caso prefira as de pérolas ou flores.
Os brincos devem harmonizar com o vestido e com o penteado. Se o vestido for simples e o cabelo estiver preso ou semi-preso, brincos grandes poderão ser utilizados. Cabelos presos, chapéus e tiaras pedem brincos discretos. Se o vestido for muito bordado, principalmente na altura do colo, colares devem ser dispensados. Pérolas focam melhores em cerimônias diurnas.
Outro acessório que vem sendo utilizado com frequência são as alças de metal. Dispense brincões e colares se forem usar este acessório.
O véu, ou mantilha, geralmente são de renda ou de tule, curtos ou compridos. Modelos com cauda dispensam o véu longo.
Os sapatos da noiva podem ser de pelica ou cetim. Geralmente se usa um sapato na tonalidade do vestido, porém muitas noivas tem optado por sapatos coloridos atualmente. As sandálias deverão ser usadas somente no verão.
Vestido de noiva e seu tipo físico
Antes de começar a falar sobre este assunto, devo salientar que não é porque pode usar que você vai escolher um vestido com todas estas características. Lembre-se: menos é mais! O mais importante é sentir-se bem, portnanto, se o vestido que você gostou não estiver de acordo com os itens abaixo, esqueça tudo e fique com ele.
Noiva acima do peso
Devem usar tecidos moles com caimento macio, com modelo evasê. Prefira vestidos com recortes verticais que vão do ombro até a bainha, com mangas longas e justas de renda e sem muito bordado. Se escolher um vestido sem manga, as alças largas dão maior sustentação ao busto e disfraçam braços gordinhos. Decotes "V" alongam o corpo e valorizam o busto. Use um salto alto e confortável. Se optar por um modelo de cauda, que esta seja discreta. O buquê deverá sem em estilo cascata ou braçada.
Devem ser evitados os tecidos pesados como cetim, tafetá, zibeline ou veludo e tecidos que armam como os tules e organzas, para não acrescentar mais volume ao corpo. Tecidos que colam também devem ser evitados. Não use nada que chame a atenção para a sua cintura, como cintos, faixas, pregas, laços, saias franzidas, etc. Também evite as mangas volumosas, decote canoa, vestidos muito fechados ou de gola alta. Os drapeados, babados e franzidos no busto e na cintura aumentam a silhueta, assim cimo caudas e véus longos. Arranjos altos e chapéus na cabeça deverão ser evitados assim como cabelos soltos. Luvas longas e buquê redondo não irão harmonizar com a silhueta.
Noiva Baixa e Magra
O tecido deverá ser encorpado e ter um bom caimento e o modelo deve ter blusa bem ajustada ao corpo e saia ampla. Se os braços são muito finos, podem ser utilizadas mangas volumosas. Se não for o caso, opte pelos vestidos sem mangas ou com mangas justinhas. A saia deve ser armada com anágua, ou confeccionada com tecidos leves e como organza e tule. Se a noiva tiver pouco busto, um drapeado ou franzido nesta região fará com que ele que pareça mais volumoso. Poderão ser utilizados penteados altos com um véu longo, desde que o vestido não tenha cauda. Buquê cascata de tamanho médio ou redondo pequeno. Salto alto é indispensável.
As baixinhas devem evitar vestidos pesados e volumosos, com decote em V e cauda saindo dos ombros. Tudo isto achata, assim como cabelos soltos. Vestidos com recortes verticais que vão do ombro até a bainha e saia mais curta na frente criam linhas no corpo que deformam a silhueta. Coroas altas e chapéus ficam desproporcionais.
Noiva alta e magra
Devem optar por tecidos encorpados e saias volumosas, que podem ser mais curtas na frente ou estilo sereia. Drapeados, franzidos, pregas, gola alta e mangas mais volumosas harmonizam a silhueta. Cabelos soltos ou coque, com o véu preso abaixo. Rendas, bordados e pedrarias sem exageros. Cintura marcada por cinto ou faixa, caudas longas. Nos cabelos, chapéu, casquete ou tiara.Salto baixo ou sapatinha e buquê proporcional.
Noivas altas devem evitar recortes verticais que vão do ombro até a bainha, decotem em V e cauda saindo dos ombros, pois tudo isto chama a atenção para a estatura. Assim como arranjos e penteados altos.
A minha preocupação na escolha do vestido era ficar com cara de noiva, visto que a maioria dos vestidos que eu vi me deixavam com cara de formanda ou de debutante. Foi muito cansativo e no fim das contas eu já estava de saco cheio, rsrsrsrs.... O vestido que eu escolhi possui um tecido encorpado, corpete tomara que caia justo e saia ampla rodada. Ele é bem bordado, possui alça de metal e é bem cinturado. Vou usar uma mantilha curta e tiara, que ainda não escolhi.
Lembre-se sempre de observar o formato do seu corpo e escolher um modelo que valorize seus pontos fortes. Boa sorte!
Preciso lembrar disso tudo daqui uns 10 anos... Amém!
ResponderExcluirQuero casar, comofaz?rs
ResponderExcluirMinha prima, Deléia, e eu temos um trato: qdo ela se casar eu serei a dama que leva as alianças e a minha dama será ela.
ResponderExcluirAssim a dama entrará na igreja com as alianças e junto delas a chave da moto que está na porta da igreja.
Daí nós arrancamos o vestido e por baixo estaremos vestidas com roupa de motoqueira e vamos fugir do casório... kkkkkkk
Livinha, agora faça um post "Escolhendo o noivo".
ResponderExcluirPq nossas amostras grátis não estão atendendo às expectativas.
Será que existe mercado pra isso??
Vou pedir ao Papai Noel esse ano, talvez ele encontre com maior facilidade!